Questão:
Os físicos por volta de 1900 realmente acreditavam que estavam perto de "descobrir tudo"?
Ofri Raviv
2014-11-02 03:18:58 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Eu encontrei a afirmação de que por volta do final do século 19, os físicos acreditavam que sua compreensão do mundo físico estava perto de ser completa.

Um exemplo dessa afirmação pode ser encontrado na Wikipedia artigo sobre História da física

... Tão profundos foram esses e outros desenvolvimentos que foi geralmente aceito que todas as leis importantes da física haviam sido descobertas e que, doravante, a pesquisa estaria preocupada em esclarecer problemas menores e, particularmente, com melhorias de método e medição.

Isso foi realmente aceito de forma geral? Quais fontes suportam isso?

Eu adiciono como um comentário, pois é apenas mais uma citação (mas é muito divertido). Planck foi instruído por volta de 1875 por um de seus professores (von Jolly) para não entrar na física, pois lá quase tudo já foi descoberto, e tudo o que resta é preencher alguns buracos sem importância.
@quid Interesting. Você conhece uma fonte confiável para isso?
A história foi contada pelo próprio Planck em uma palestra décadas depois (meados dos anos 20) e este relato foi publicado, consulte http://de.wikipedia.org/wiki/Philipp_von_Jolly#cite_note-5 A paráfrase que dei é da versão em inglês do mesma página.
Quatro respostas:
#1
+20
Michael Weiss
2014-11-02 20:48:17 UTC

Por outro lado, considere esta citação de The Feynman Lectures on Physics

[Em 1869], em uma palestra, [Maxwell] disse: “Eu agora coloquei diante de vocês o que considero ser a maior dificuldade já encontrada pela teoria molecular.” Essas palavras representam a primeira descoberta de que as leis da física clássica estavam erradas. Essa foi a primeira indicação de que havia algo fundamentalmente impossível, porque um teorema rigorosamente provado não concordava com o experimento. Por volta de 1905, Sir James Hopwood Jeans e Lord Rayleigh (John William Strutt) conversariam sobre esse quebra-cabeça novamente. Costuma-se ouvir dizer que os físicos da última parte do século XIX pensavam que conheciam todas as leis físicas significativas e que tudo o que precisavam fazer era calcular mais casas decimais. Alguém pode ter dito isso uma vez e outros o copiaram. Mas uma leitura completa da literatura da época mostra que todos estavam preocupados com alguma coisa. Jeans disse sobre este quebra-cabeça que é um fenômeno muito misterioso e parece que conforme a temperatura cai, certos tipos de movimentos “congelam”.

Obrigado. Tive a sensação de que aquela afirmação era apenas um conto de fadas que professores de física dizem a seus alunos para lhes ensinar humildade. Fico feliz em ver que não sou o único que se sente assim ...
#2
+17
Tom Au
2014-11-02 04:02:39 UTC
view on stackexchange narkive permalink

De acordo com (o falecido) William Strauss e Neil Howe em Gerações, há episódios periódicos de exaustão científica, pelo menos nos Estados Unidos. Por exemplo, por volta de 1910, o chefe da U.S. escritório de patentes foi (erroneamente) citado dizendo: "Tudo o que pode ser inventado foi inventado." Em 1992, Francis Fukuyama expressou sua opinião famosa sobre "o fim da história". Esses "períodos" ocorrem cerca de oitenta anos, ou quatro gerações de intervalo.

O que realmente aconteceu foi que essas observações seguiram uma explosão recente de realizações científicas; o programa espacial e as "guerras nas estrelas" no caso de Fukuyama, e a industrialização da América, no caso anterior. Em um nível, essas pessoas estão "certas"; o ritmo recente de conquistas científicas não pode ser mantido. Mas então eles concluem erroneamente que o progresso científico "chegou ao fim".

Não consigo ver como isso responde à minha pergunta. Além de ser centrado nos EUA (ao contrário dos avanços da física na época, que eram principalmente na Europa), esta resposta está relacionada a * por que * as pessoas acreditariam que tudo foi descoberto, e não ao que eu perguntei - * fez * eles realmente acreditam nisso?
@OfriRaviv: Na verdade, Strauss e Howe (S&H) é um modelo ANGLO-americano, iniciado em 1584 na INGLATERRA, e se aplica basicamente ao mundo anglo-americano. Lord Kelvin era um inglês, o que significa que seus sentimentos podiam ser explicados por (S&H). Dito isso, "responder" por que "apóia a resposta de" o quê ", dada por outra pessoa. (O ponto fraco do S&H é que ele não explica os sentimentos na Europa Continental, Ásia ou África. Você perguntou se essa teoria era geralmente aceita , e perguntei sobre as fontes. Eu respondi que tinha (pelo menos) aceitação limitada (por exemplo, EUA) e dei a você minha fonte.
#3
+12
Nilay Kumar
2014-11-03 08:44:40 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Veja, por exemplo, a afirmação de AA Michelson na segunda palestra de suas palestras de 1899 (pub. 1903) Ondas de luz e seus usos :

Antes de entrar em esses detalhes, entretanto, pode ser bom responder à pergunta muito natural: Qual seria a utilidade de tal refinamento extremo na ciência da medição? Muito brevemente e em termos gerais, a resposta seria que nesta direção deve residir a maior parte de todas as descobertas futuras. As leis e fatos fundamentais mais importantes da ciência física foram todos descobertos, e agora estão tão firmemente estabelecidos que a possibilidade de serem suplantados em conseqüência de novas descobertas é extremamente remota. No entanto, verificou-se que existem exceções aparentes à maioria dessas leis, e isso é particularmente verdadeiro quando as observações são levadas ao limite, i. e., sempre que as circunstâncias do experimento forem tais que casos extremos possam ser examinados. Tal exame quase certamente leva não à derrubada da lei, mas à descoberta de outros fatos e leis cuja ação produz as exceções aparentes.

Não está claro para mim se isso foi apenas uma fanfarronice impopular e otimista, ou se esta citação representa toda uma escola de pensamento da época. Especialmente problemático para mim é o envolvimento de Michelson nos famosos experimentos da década de 1880 sobre luz e éter ... certamente os resultados conflitantes o fizeram hesitar?

Por outro lado, observe suas duas últimas frases acima - Michelson é claramente não postulando que toda a física está "feita" per se. Em vez disso, sua visão parece ser a de que "as leis fundamentais mais importantes" estão corretas, modulo algumas pequenas melhorias que ainda podem ser feitas .

Talvez seja essa declaração em negrito que representava a atitude geral da época, e não a declaração de que a física estava "acabada". Claro, embora esta citação não responda de forma conclusiva à sua primeira pergunta, ela fornece outro ponto de dados para a segunda.

+1 Esta citação certamente parece um indicativo das atitudes acadêmicas da época.
O que me impressiona é a última frase da citação, "leva ... à descoberta de outros fatos e leis ..." Michelson, o experimentalista consumado e medidor de constantes, argumenta que o caminho a seguir é através da medição, especialmente além do limites do regime atualmente verificado. Acho que há um mérito considerável em sua posição, mesmo vista em retrospectiva 20/20.
#4
+10
HDE 226868
2014-11-02 03:52:04 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Acrescentarei mais depois, mas por enquanto considere esta citação de Lord Kelvin:

Não há nada novo a ser descoberto na física agora. Tudo o que resta é uma medição cada vez mais precisa.

Eu acredito que é disso que se fala o artigo da Wikipedia que você encontrou. Wikipedia também faz referência a isso. Observe, entretanto, que sua precisão é contestada. No entanto, ainda resume os sentimentos de alguns na época.

Como afirma o autor do site de referência: "O webmaster procurou uma fonte impressa primária sem sucesso. Walter Isaacson também não encontrou nenhuma evidência direta, como relata em Einstein (2007)". Além disso, nem mesmo pretende representar uma visão * geralmente aceita *, mas sim a visão de uma pessoa (embora importante).
@OfriRaviv Eu sei sobre os dois problemas. Minha resposta ainda precisa ser melhorada. No entanto, achei que era importante incluir a citação porque era o que a página da Wikipedia fazia alusão. Mas sim, a precisão da citação é contestada, como alude [wikiquote] (https://en.wikiquote.org/wiki/William_Thomson).
Kelvin também disse * Mais pesadas do que as máquinas voadoras do ar são impossíveis *
@gerrit Ele foi um homem brilhante, mas não um profeta brilhante.

Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.